Resolvendo o lag do tibia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvendo o lag do tibia

Mensagem  admin em Qua Out 26, 2011 2:12 am

Imagine-se jogando, mas o Tibia fique travando tanto que nem dá para jogar direito. Esse é o famoso lag, que é bem frustrante.

No artigo de hoje veremos o que você pode fazer para acabar com o lag.
1. Causas

Para melhor saber como resolver algum problema, é sempre bom saber o que está causando ele :)

Lags normalmente são causados por problemas de conexão ou gráficos, e você pode saber a causa olhando como o lag acontece. Se o problema for a conexão, o jogo fica parando por completo e um pouco depois continua. Caso o problema seja gráfico, as animações do jogo são mais lentas do que deveriam ser.

Outra razão, que é pouco conhecida mas acontece, é um teclado mal configurado. Nessa situação, quanto você anda usando as setas do teclado o seu personagem anda e pára a cada passo, em vez de continuar andando enquanto você deixar apertada a seta. Enquanto isso, andando usando o mouse funciona normal.

Agora vejamos o que fazer em cada caso.
2. Problema com o teclado

Quando você deixa uma tecla apertada, o teclado fica repetindo essa tecla depois de certo tempo. Tanto esse tempo quanto a taxa de repetição podem ser ajustados (a taxa de repetição é o número de vezes por segundo que ele repete a tecla). Se o tempo para começar a repetir for muito longo ou se a taxa de repetição for lenta, então quando você tentar andar usando o teclado o seu personagem do Tibia vai ficar parando. Nesse caso, você pode mudar esses ajustes do teclado.

Para mudar as configurações do teclado vá ao Menu Iniciar > Painel de Controle > Teclado. Caso não esteja conseguindo achar as opções do teclado, procure pela palavra "teclado" na caixa de busca do Painel de Controle. Na janela de configurações do teclado, coloque o "intervalo de repetição" e a "taxa de repetição" no máximo:



Então clique em OK. Isso deve ajudas o seu personagem e andar sem ficar parando.
3. Problemas gráficos

Problemas gráficos podem acontecer quando o seu computador não está conseguindo rodar direito o Tibia. As razões mais comuns para isso são ou o Tibia que está forçando demais o computador, aí ele não consegue rodar o jogo direito, ou talvez algum problema com o driver da sua placa de vídeo ou o DirectX.

Vejamos o que fazer em cada caso.
3.1 Ajustes gráficos do Tibia

Você pode mudar as configurações gráficas do Tibia em Options > Graphics > Advanced. Você pode tentar mexer no "graphics engine" (o modo gráfico) e no "framerate":



Dica:Se você tem uma das placas da NVIDIA, saiba que para elas normalmente o modo OpenGL é o que funciona mais rápido.


Tente cada um dos "graphic engines" e veja qual funciona melhor para você, pode ser que um funcione bem melhor para a sua placa de vídeo do que outro. Perceba que só estão disponíveis os modos que funcionam com a sua placa de vídeo.

O framerate é o número de quadros por segundo que o jogo roda. Quanto maior o framerate, mais suave serão as animações do Tibia, mas também mais vai forçar o computador. Tente colocar o framerate para algo entre 20 e 30 e clique em "Ok". Nessa faixa as animações ainda ficam boas enquanto o computador não é forçado muito.

Para ajudar o jogo a rodar mais rápido, você também pode tentar diminuir a resolução em Options > Graphics:



Escolha uma resolução e clique em "Ok". Note que essa resolução só vale se você estiver jogando no modo tela inteira (aperte Alt+Enter enquanto estiver jogando para sair ou entrar no modo tela inteira).

Quanto menor a resolução, menos espaço haverá na tela do Tibia, mas também há menos pixels para o computador processar (o que força menos ele). Uma resolução de 1024x768 te dá um espaço razoável na tela enquanto não força muito o computador. Mas se o seu PC conseguir rodar uma resolução maior, então a use. O ideal é ir tentando várias resoluções.
3.2 Driver de vídeo

3.2.1 O que é

Como nem todo mundo conhece de computadores um pouco mais a fundo, julgo pertinente explicar aqui o que é driver.

Um driver é um programa de computador que permite outros programas a usarem um determinado componente de hardware do computador, como por exemplo o teclado, o mouse, a câmera, um pen drive, a placa de vídeo ou qualquer outra peça. Explicando com palavras fáceis o funcionamento de um driver: o programa passa instruções para o driver, o driver transfere essas instruções para a peça do computador que o programa quer usar (de um jeito que ela entenda) e essa peça executa uma certa tarefa.

Do ponto de vista da programação, é mais fácil trabalhar assim em vez de fazer um programa que se comunique diretamente com os componentes de hardware do computador. Primeiro, porque é muito mais trabalhoso programar em linguagem de máquina e, segundo, porque existem vários tipos de computador com vários modelos diferentes de hardwares e assim seria necessário programar para cada um dos modelos (aí cada tipo tem o seu driver próprio).

Existem drivers para os mais variados componentes do computador, e normalmente o driver é instalado quando você conecta o componente no computador, mas em alguns casos a instalação é manual (usando um CD de instalação ou baixando o driver no site do fabricante). Caso dê algum problema no driver, o seu respectivo componente pode não funcionar direito ou parar de funcionar, aí é necessário reinstalar o driver.

Desculpem-me se eu me estendi um pouco na explicação, mas eu julgo que é bem melhor você entender com o que está mexendo em vez de seguir cegamente um conjunto de instruções :)

Então o driver de vídeo é um programa que permite o computador usar a placa de vídeo, que é o componente responsável por processar os gráficos dos programas e exibi-los no monitor. Caso dê algum problema no driver de vídeo, os jogos podem rodar mais lentamente ou nem rodar.
3.2.2 Como resolver

Mesmo que o driver da sua placa já esteja instalado, é bom reinstalá-lo se você está tendo problemas gráficos, pois é possível que tenha dado algum problema nos arquivos instalados do driver. E se o driver não está instalado, melhor instalar para você poder rodar jogos direito ;). Vejamos agora como instalar um driver de vídeo.

Antes de qualquer coisa, você precisa saber qual é o nome e modelo de sua placa de vídeo, e também qual é a versão do Windows que você usa. A versão do Windows é fácil saber, já que você a vê toda vez que inicia o computador. Mas se tem dúvida, é só clicar com o botão direito do mouse em "Computador", que fica no Menu Iniciar, e escolher "Propriedades".

Para saber qual é o nome e modelo da placa de vídeo, existem vários modos. Eu vou explicar aqui um modo fácil, no qual você não precisa instalar nada:

Primeiramente, abra a janela de diagnóstico do DirectX: Se você usa Windows XP, vá ao Menu Iniciar > Executar, digite dxdiag e aperte ENTER. Se você usa Windows Vista ou 7, vá no Menu Iniciar, digite dxdiag e aperte ENTER. Na janela que abriu, clique no botão "Salvar Informações":



Então escolha onde salvar o arquivo, pode ser em qualquer lugar que você saiba onde está. Nesse arquivo estarão salvas diversas informações do computador, uma delas é o nome da placa. Abra o arquivo e procure pela linha "Card name":



Na linha "Card name" está o nome e modelo da placa. Aí você pode ir até o site do fabricante da placa. Se tem dúvidas de qual é o site, você pode olhar na lista de links um pouco mais abaixo ou pesquisar pela placa no Google.

No site você deve ir em "Baixar drivers" ou algo do gênero, o que normalmente fica na seção de suporte. Para a sua conveniência, aí vão as página de downloads dos drivers de alguns fabricantes de placas (os links abrem em uma nova aba):
ATI: http://support.amd.com/br/gpudownload/Pages/index.aspx
Intel: http://downloadcenter.intel.com/Default.aspx?lang=por
NVIDIA: http://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br
SiS: http://w3.sis.com/download/
Na página de download você terá a opção de escolher manualmente qual é a sua placa e o Windows que você usa, ou (no caso de alguns fabricantes) a opção de usar a detecção automática para descobrir essas informações. A detecção automática só funciona no Internet Explorer, então use esse navegador caso prefira a detecção automática.

Seja qual for o método que você usou, em seguida você vai receber o download certo para a placa que você tem. Caso você esteja com problemas em encontrar o download do driver da sua placa, pode pedir ajuda nos comentários desse artigo.

Depois que você baixou o driver, abra ele para começar a instalação. Alguns drivers dão a opção de você fazer uma "instalação limpa", o que significa primeiro remover por completo a versão antiga do driver para depois instalar a nova (em vez de simplesmente instalar por cima), isso ajuda a eliminar alguns conflitos e também problemas na instalação antiga. Por exemplo, no caso da instalação de drivers NVIDIA isso fica nas opções avançadas:





Durante a instalação é normal que o monitor fique piscando e que a resolução da tela diminua, mas quando a instalação terminar tudo vai voltar ao normal. Provavelmente a instalação vai pedir que você reinicie o computador.

Pronto, agora o driver da sua placa está instalado!

Mais uma coisa. Como 99,24% dos visitantes desse blog usam Windows, então me foquei em dar acima as instruções para Windows (é por coisas como essa que é bom tem no seu blog o Google Analytics, hehe ^_^). Quanto aos 0,54% que usam Ubuntu Linux: para instalar o driver, basta ir em Sistema > Administração > Drivers (o nome exato desses menus talvez mude dependendo da sua versão, mas eles são algo mais ou menos assim). Então vai aparecer uma lista de versões do driver da sua placa de vídeo, escolha a versão mais recente, então ela será baixada e instalada.
3.3 DirectX

3.3.1 O que é

O DirectX é um conjunto de ferramentas para a criação de jogos para Windows, ele contém uma série de funções comuns usadas em jogos, para facilitar a vida dos desenvolvedores de games. Uma grande parte dos jogos de Windows o usa.

O DirectX já vem instalado no Windows, e quando um jogo precisa usar ele isso na maior parte das vezes será feito automaticamente, sem que você precise mexer em nada. Mas se você estiver com uma versão desatualizada do DirectX, alguns jogos podem não funcionar direito.
3.3.2 Como resolver

O Tibia, te dá a opção de escolher entre duas versões do DirectX ou o OpenGL (que é outro conjunto de ferramentas para a criação de jogos, mas esse funciona tanto em Windows quanto em Linux). Como já vimos no capítulo 3.1 como escolher, não preciso colocar aqui de novo. Mas vale recordar que antes é bom tentar ver se mudando o modo o seu problema é resolvido :)

Caso isso não ajude, você pode tentar atualizar o DirectX. Você pode baixar o programa de atualização nesta página:
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=2da43d38-db71-4c1b-bc6a-9b6652cd92a3&displaylang=pt-br
Abra o programa. Ele, então, só vai baixar e instalar os componentes do DirectX que estão faltando ou que estão desatualizados.

Se isso não ajudar, você pode baixar o DirectX inteiro em:
http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=8109
ou
http://www.baixaki.com.br/download/directx.htm
Abra o arquivo que você baixou, e o DirectX será reinstalado.

Nota: Quanto ao OpenGL, você não pode baixar e instalar ele como o DirectX. O OpenGL já está incluído no próprio driver da sua placa de vídeo, caso ela ofereça suporte para ele.
4. Problemas de conexão

Em primeiro lugar, é bom deixar claro que em muitos casos o problema fica em algum ponto entre o seu computador e os servidores do Tibia, nesse caso o que você pode fazer é tentar jogar outra hora. As explicações que eu estou vou dar aqui são para o caso de o problema estar do seu lado.
4.1 Orientações gerais

Quando estiver jogando, procure não estar baixando nada ao mesmo tempo. Downloads consomem conexão, e pode acabar não sobrando espaço para o jogo se conectar direito.

Caso seja possível, procure jogar em um servidor americano. Uma vez que eles são mais pertos que os servidores alemães, então a latência* é menor.
* latência é o tempo entre você apertar uma tecla e o servidor do jogo receber o comando

Se você usa Internet com fio, tente ver se todos os cabos estão bem conectados. Também tente reiniciar o modem. Os modems normalmente têm atrás deles um botão "reset", que você precisa de uma caneta ou outra coisa fina para conseguir apertar. Tente apertá-ele. Isso vai reiniciar o modem e restaurar todas as configurações dele, o que pode ajudar.

Se você usa Internet 3G, saiba que ela é ruim para jogos online em geral (não só o Tibia), pois possui latência alta e há mais chances de interferência (já que o sinal dela viaja pelo ar). Você pode minimizar esses problemas colocando o modem 3G em um local onde o sinal seja o mais forte possível, dê preferência voltado para uma janela e a torre de celular.
4.2 Diminuindo a latência

Seja qual for o seu tipo de Internet, a latência é um fator fundamental na qualidade da conexão com o jogo. Uma latência menor significa menos chances de lag no jogo (curiosidade: a palavra "lag" é justamente "latência" em Inglês), mas as configurações padrão do Windows não estão otimizadas para obter a menor latência possível.

O Windows processa os pacotes de dados da Internet em pares: quando ele recebe um pacote, ele espera outro chegar para processá-los. Isso ajuda em evitar erros, mas também leva mais tempo para processar e, conseqüentemente, temos uma latência maior. Isso não dá problemas ao navegar na Internet, mas pode atrapalhar em jogos online. Tal problema pode ser resolvido mudando esse comportamento do Windows, fazendo com que ele processe cada pacote assim que ele chegar.

Para os interessados no lado mais técnico, o nome da configuração que controla esse comportamento é TCP ACK Frequency. Mas não é tão simples alterá-la diretamente.

Dica: Se você não está conseguindo abrir o Leatrix Latency Fix mesmo usando uma conta de administrador, isso é porque o programa precisa do .NET Framework instalado. Normalmente ele já vem instalado no Windows, mas caso você não tenha você pode [url=abaixe ele clicando aqui]http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=9cfb2d51-5ff4-4491-b0e5-b386f32c0992&displaylang=pt-br[/url].

Porém existe um jeito bem fácil de mudar essa configuração, que é usando o programa Leatrix Latency Fix. Ele ser baixado em:
http://www.wowinterface.com/downloads/dl.php?s=ed89c3142e1393425b5af2639225ef7f&id=13581

Baixe e abra o programa (para poder usar ele você tem de estar em uma conta de administrador no Windows). Clique no botão "Install":


Pronto, agora a configuração está mudada e teremos uma latência menor! Você pode fechar o Leatrix Latency Fix, ele não precisa ficar aberto para a configuração continuar valendo.

Caso isso dê algum problema ou caso você queira voltar ao que era antes, você pode desfazer a mudança de configuração clicando no botão "Remove".
4.3 Corrigindo erros com a Internet

Às vezes pode haver algo de errado com os ajustes da conexão com a Internet que esteja impedindo ela de funcionar direito.

Você pode tentar reparar a conexão. Para isso, clique com o botão direito no ícone da conexão (que fica à direita do relógio) e escolha "Reparar".

Se isso não ajudar, você pode tentar redefinir o adaptador de rede. Para fazer isso, abra a prompt de comando. Para abrir ela no Windows XP, vá ao Menu Iniciar > Executar, digite cmd e aperte ENTER. Para abrir ela no Windows Vista ou 7, vá ao Menu Iniciar, digite cmd, clique nela com o botão direito do mouse e escolha "Executar como administrador".

Vai então abrir uma janelinha preta, que é a prompt de comando. Nela digite o seguinte:

Spoiler:
netsh winsock reset

E então tecle ENTER.

Feito isso, o Windows vai descartar as configurações atuais da conexão do PC com a Internet e reconfigurar elas do zero. Quando acabar, vai aparecer uma mensagem dizendo que é preciso reiniciar o computador. Faça isso.

Outra coisa que você pode tentar é usar o programa ComboFix, que serve para remover uma série de erros que podem atrapalhar na conexão (mais especificamente, erros causados por vírus). Ele pode ser baixado aqui. Não é necessário instalação, é só baixar e abrir o arquivo para rodar ele. Você não vai poder usar outros programas enquanto o ComboFix escaneia o PC (ele leva em torno de 10 minutos para fazer isso).

Se nada disso ajudar, é provável que o problema esteja ou no seu provedor de acesso à Internet ou em algum local entre você e o jogo. Se o problema está no provedor você pode tentar ligar para eles, mas se o problema for em algum local da Internet o jeito é esperar mesmo e jogar outra hora.

Ou talvez você possa tentar um serviço de proxy que ofereça uma latência menor.

Então é isso te a proxima! (:

--------------------------------------------------------------


Regulamentos:

- Palavrões vão ser apagados;
- Spam não é publicado;
- Critícas são sempre úteis;
- Se tem dificuldades para instalação/reprodução dê o maior número possível de detalhes;
- Se algum link estiver temporariamente [não foi deletado], não posso fazer nada a respeito; É aguardar o servidor voltar a disponibilizá-lo;
- Respondo sempre q possivel os comentários no post;

----------Dicas----------

Jogos RIP: São jogos em que são retirados os vídeos, texturas de alta definição, modo multiplayer (ou qualquer outra coisa). Tudo para dimunuir o tamanho do jogo e consequentemente os links.

Jogos Full RIP: São jogos completos, extremamente compactados.

Se ao iniciar o jogo aparecer um erro (semelhante ou igual) avisando a falta da DLL "d3dx9_33.dll", é só atualizar o Direct-X. Vá até o site da Microsoft e procure a seção de downloads.
avatar
admin
Admin
Admin

Mensagens : 53
Pontos : 5461
Reputação : 3
Data de inscrição : 22/10/2011
Idade : 22

Ver perfil do usuário http://menkmaxime.portalexpert.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Resolvendo o lag do tibia

Mensagem  IaNzIn em Qua Out 26, 2011 10:28 am

lol! mt bom o topico!bom para os q tem problema com o famoso LAG,mas como eu nnsofro com esse LAG entao da nd Very Happy
avatar
IaNzIn
Moderadores
Moderadores

Mensagens : 32
Pontos : 4374
Reputação : 5
Data de inscrição : 23/10/2011
Idade : 18
Localização : Pelotas

Ver perfil do usuário http://menkmaxime.portalexpert.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum